top of page

Blended Learning

O Ensino Virtual em um ambiente misto – Tendências na educação nos EUA.

Executivo da K12, empresa com sede em Washington/EUA, líder mundial em educação virtual.

Encontro com Andy Ross (Internacional) | Blended Learning

Executivo da K12, empresa com sede em Washington/EUA, líder mundial em educação virtual.

O Ensino Virtual que viabiliza o Blended Learning se tornou uma estratégia muito bem-sucedida nos EUA. Milhões de estudantes estão utilizando algum tipo de opção virtual durante o seu aprendizado no Ensino Básico. O ensino misto (presencial e virtual) tem demonstrado ótimos resultados por trazer a tecnologia para o aprendizado diário dos alunos, oferecendo uma abordagem personalizada para a sala de aula. O canal ENSINAR É ISSO... foi estudar de perto esta nova tendência e conseguiu um bate-papo exclusivo com o executivo Andy Ross.


Como são os gastos com a educação:

  • EUA gasta nas escolas 12 mil dólares por estudante, por ano. E somente 10 porcento vem do governo federal. O resto vem do governo estadual e municípios.


O que ocorre quando se combina essas duas grandes estratégias em uma solução mista virtual (blended learnig)?

  • O resultado é que se obtêm o melhor dos dois mundos em direção às necessidades individuais de cada aluno.

Essa estratégia está evoluindo ao redor dos Estados Unidos. Foram analisados vários modelos em que o ensino misto virtual está sendo utilizado, mostrando exemplos de escolas e resultados. Ao mesmo tempo, foram discutidas algumas das mais recentes tendências da educação nos Estados Unidos e como elas podem ser utilizadas com sucesso no Brasil.


Charter – escolas mantidas com recursos públicos, mas a gestão é privada. A Charter tem origem na década de 1980, curiosamente pensada para ser uma escola liderada por professores e para acolher os alunos que fracassavam nas escolas tradicionais. São financiada por 5 anos, e se elas mostram sucesso, continuam sendo financiadas pelo governo.

  • Fulton County Schools – 100 escolas em 120 km, 100 mil estudantes, e todas estas são escolas charter. O município decide o que essas escolas devem fazer. Dai cada escola decide como trabalhar. Cada escola é coordenada por pessoas da comunidade e família. Todas as crianças do 3o EF até o EM tem um iPad com acesso à Microsoft.

Projeções:

  • em 20 anos 93% dos alunos serão de escolas charter.

  • O futuro é o Ensino baseado em projeto, ensino personalizado e ensino misto.

  • 1 milhão e 200 mil alunos nos EUA estudam em casa.


Sistema Blended Learning – você pode personalizar o ensino da escola.


Exemplo de ensino misto (blended learning):


  • Todo online. Os alunos cursam as programações online e somente vão à escola se sentem necessidade. Podem frequentar o prédio na escola 6 horas semanas para seminários, workshops ou desenvolvendo projetos.

  • Inicialmente tinham um problema porque seus alunos não eram aceitos nas universidades. Por isso, eles introduziram cursos onlines mas com matéria universitárias, assim ingressavam na faculdade já tinham cursado o 1o ano do ensino superior.

  • Os estados avaliavam os alunos, e somente 25% passaram nesta avaliação. Após implantarem o ensino misto, a escola tem 92 porcento de sucesso. Os professores ficam dispostos em uma sala enorme, com 300 campos de trabalho e os alunos podem tirar suas dúvidas.


Por que alunos dos EUA estudam à distância?



Benefícios para os professores:

  • Eles descobrem que estão ensinando, finalmente…

E você? O que acha?

O Brasil se beneficiaria de um formato de ensino semelhante?

Quais seriam as mudanças necessárias?



Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page